![]() ![]() |
Publicação Mensal: Agosto 2019
Edição: 205 |
Agenda das Principais Obrigações Federais
Período: Agosto/2019
|
Agenda das Principais Obrigações Estaduais
Período: Agosto/2019
* ICMS Simples Nacional Considerando que o dia 31 de Agosto recai em um Domingo então será recolhido no dia 02/09/2019. Receita Federal libera funcionalidade de ajuste de GPS pelo Portal e-CAC para pessoa jurídica Segundo notícia veiculada no portal da Receita Federal do Brasil publicada em 22.07.2019, foi implantada em 12.07.2019, no Portal e-CAC, a funcionalidade que permite a retificação de Guia da Previdência Social (GPS) de códigos de pagamento da série 2000, para contribuintes pessoa jurídica que possuem certificado digital ou para seus procuradores, previamente cadastrados na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). Os ajustes de GPS são realizados de acordo com a Instrução Normativa SRF nº 672, de 30 de agosto de 2006, e com a Instrução Normativa RFB nº 1.265, de 30 de março de 2012. Assim, no Portal e-CAC, poderão ser ajustados os seguintes campos: – Competência; – Identificador: CNPJ: somente para alterar o número de ordem do CNPJ, mantendo-se o número base; e CEI: somente se o novo CEI estiver vinculado ao mesmo CNPJ. – Valor do INSS: desde que não altere o Valor Total da GPS; – Valor de Outras Entidades: desde que não altere o Valor Total da GPS; e – ATM/Multa e Juros: desde que não altere o Valor Total da GPS. Contudo, essa nova funcionalidade do Portal e-CAC não permitirá ajuste de GPS quando: – emitida no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi); – cuja competência seja anterior a 2006; – paga há mais de 5 (cinco) anos; – utilizada para regularização de obra civil ou emissão de Certidão Negativa de Débitos (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPD-EN); e – que já tenha sido ajustada anteriormente. FONTE: e-Cac |
TABELAS PRÁTICAS
* Dedução por dependente = R$ 189,59 Redação : Planin Planej. Informática e Com. Ltda
|
CONHEÇA NOSSOS EMISSORES de MDF-e, CT-e e NF-e! A PLANIN SISTEMAS AGORA ESTÁ TAMBÉM NO LINKEDIN! Sigam a nossa página e garantam muita informação sobre a área contábil, gestão empresarial, tecnologia e muito mais!
A página da Planin no Linkedin pode ser acessada no link https://www.linkedin.com/company/planinsistemas/ A Planin também está no Facebook. Curta nossa página e saiba mais informações pelo link http://facebook.com/planinsistemas Publicada circular da CEF que prorroga, por prazo indeterminado, a utilização da GRF, emitida pelo SEFIP, e da GRRF, em relação a todos os grupos do cronograma do eSocial Foi publicada no Diário Oficial da União em 24.07.2019, a Circular da Caixa Econômica Federal n° 865, de 23 de julho de 2019, a qual dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS durante período de adaptação à obrigatoriedade de prestação de informações pelo eSocial, bem como divulga orientação acerca dos prazos a serem observados pelos empregadores para o recolhimento das guias do FGTS. A referida Circular estabelece que os empregadores caracterizados nos incisos I, II, III e IV, do artigo 2º, da Portaria Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Secretaria de Previdência nº 716/2019, isto é, as empresas que se enquadram nos grupos 1, 2, 3 e 4 do cronograma do eSocial, poderão, por prazo indeterminado, utilizar a GRF emitida pelo SEFIP para recolhimento mensal do FGTS. Ainda, as guias referentes aos recolhimentos rescisórios – GRRF – poderão ser utilizadas por esses empregadores nos desligamentos de contratos de trabalho por prazo indeterminado. Por fim, foram revogadas a Circular CAIXA nº 843/2019 e a Circular CAIXA nº 858/2019, que dispunham sobre o recolhimento mensal e rescisório do FGTS durante período de adaptação à obrigatoriedade de prestação de informações pelo eSocial.
|